5 áreas da moda para fazer carreira

Engana-se quem pensa que a moda é apenas formada pelo estilista e a modelo, ao contrário do que muitos pensam a moda é uma indústria enorme que movimenta muito financeiramente a economia, não distante disso a gama de profissionais que abastecem ela é dos mais diversificados.

Hoje vamos ver as 5 grandes áreas do mercado da moda para se fazer carreira, entre uma dessas áreas você vai se encontrar e quem sabe assim começar a traçar melhor seu caminho de sucesso na moda.

1 – CRIAÇÃO

A área de criação pode ser descrita como a mais desejada, por ser uma área extremamente envolvida com a criatividade, ela foi  e ainda é digamos que a favorita entre todas. Antes muito ligada ao personagem do estilista devido aos grandes desfiles, hoje nessa área encontramos profissionais como o modelista – um profissional pouco reconhecido porém com grandes responsabilidades e tão bem pago quanto um estilista. Abaixo segue as sub-áreas, as quais encontramos na áreas de criação:

  • Coordenação de Moda
  • Criação
  • Desenvolvimento de Produto
  • Desenho
  • Modelagem
  • Pesquisa de Tendências.

Paris Haute Couture - Chanel

 

2 – PROCESSOS PRODUTIVOS

Aqui estamos falando de produção, muitos profissionais preferem e pensam que o trabalho com moda está apenas ligado ao escritório, desfiles e coquetéis. Mas uma área de grande oferta de trabalho no mercado de moda, são as fábricas têxteis. Infelizmente falta profissionais para essa área. Nela é possível conhecer, trabalhar com todo o processo de planejamento produtivo de uma produção têxtil, com pesquisa têxtil, tecidos e matéria-prima. Quem já trabalhou em indústria tem alguns pontos a mais pra essa área, já conhece como funciona uma fábrica e muitos dos sistemas são similares só muda o produto final. Abaixo algumas sub-áreas que encontramos no mercado da área de Processos Produtivos:

  • Acabamento
  • Beneficiamento
  • Costura
  • Engenharia Têxtil
  • Estamparia
  • Operação de CAD
  • PCP
  • Qualidade
  • Tempos e Métodos

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3 – COMUNICAÇÃO

A área mais procurada de todas do mercado de moda, até mais do que a de criação. Isso não significa que existam mais vagas para essa área. Infelizmente não há tantos profissionais qualificados assim como não há empresas que dão tanta importância para essa área dentro de uma marca de moda. E por ser uma área nova e em grande desenvolvimento (novos ramos como blogs, mídias e redes sociais) existe aqui algumas distorções com o trabalho a ser executado. O que é preciso para trabalhar com comunicação em moda? Não, não é ser apenas um usuário de mídias sociais, se você quer trabalhar com comunicação não veja como usuário veja como profissional. E busque o que um profissional dessa área precisa para atuar no mercado. Abaixo algumas sub-áreas do mercado de comunicação em moda:

  • Consultor de Imagem
  • Fotografia
  • Jornalismo de Moda
  • Produção de Moda
  • Visual Merchandising
  • Vitrina

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4 – GESTÃO

Essa área é relacionada tanto com indústria quanto com varejo. É um setor que tem sido bastante investido, negócios de moda tem crescido bastante, com visão inovadora e busca por uma estrutura administrativa diferente da familiar – que era bastante comum nas empresas têxteis. O gerenciamento dentro do varejo é amplo, com estoque, compra, entrada de peças, mix de produtos, perfil do público e localização de loja. Abaixo algumas sub-áreas do mercado de gestão em moda:

  • Administração
  • Comercial
  • Comércio Exterior
  • Compras de Moda
  • Logística
  • Marketing
  • Varejo/Atacado.

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5 – PESQUISA CIENTÍFICA

Não menos importante, a última área de atuação onde também se pode formar uma carreira em moda é a área de educação. Nessa área entra a pesquisa científica propriamente dita, como as de mestrado e doutorado e para quem acha isso pouco importante, grandes autores de livros na área de moda são cientistas da moda – o brasil já possui mestrados específicos na área e doutorados que podem ser relacionados e direcionados a área também, desde pesquisas de materiais e produção a pesquisas de consumidor, comportamento, tendências e linguagens da moda, tudo praticamente pode ser envolvido nessa área. Ou seja, nada melhor do que aprender ensinando. Abaixo algumas sub-áreas desse mercado educacional:

  • Professor
  • Mestrado (pesquisador)
  • Doutorado (pesquisador)
  • Treinamento.

 

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Fonte de Conteúdo: CarreiraFashion.com.br

 

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